O assunto da semana: Economia. A tão sonhada casa própria ficou ainda mais difícil para algumas pessoas. A CEF reduziu o limite de financiamento para os imóveis usados.

imovel-casa-propria-01

Pelas novas regras, os financiamentos com recursos da poupança (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo) terão uma redução do limite do valor total financiado de 80% para 50% do valor do imóvel no Sistema Financeiro de Habitação (SFH), e de 70% para 40% para imóveis no Sistema Financeiro Imobiliário (SFI), pelo Sistema de Amortização Constante (SAC).

A mudança vale apenas para imóveis usados financiados com recursos da poupança – ficam de fora da mudança o crédito para a habitação popular, como o programa Minha Casa Minha Vida, e os financiamentos com recursos do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). Nestas modalidades, não houve alterações, segundo a Caixa.

A restrição ocorre após a caderneta de a poupança ter registrado uma saída de R$ 11,43 bilhões no último mês, a maior fuga de recursos da aplicação para todos os meses. Quando a captação da poupança é reduzida, os recursos para empréstimos ficam mais escassos.

Com essa medida, algumas mudanças estão previstas para os especialistas:

  • Aumento de crédito habitacional em moradias novas, com isso o banco detém 70% de todos os financiamentos de imóveis no país.
  • Aumento de financiamentos pelos bancos privados.
  • Dificuldade em trocar imóveis.

Por outro lado, dificilmente o valor dos imóveis irá cair mais. Segundo o vice-Presidente da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (Ademi-DF), Eduardo Aroeira Almeida, a margem na queda dos preços já está muito apertada.

Na semana que vem, vou continuar no assunto “Compra de Imóvel”. Para quem não sabe, recentemente comprei um imóvel e gostaria de compartilhar os prós e contras da compra, as informações sobre o mercado e as contas que eu fiz para tomar a decisão 😉 Até semana que vem!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *