Corpus Christi é uma expressão latina que significa “Corpo de Cristo”. É uma festa católica realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade. As procissões pelas ruas são tradições, e são organizadas todos os anos pelas igrejas, desde século XIII, quando a Igreja Católica sentiu a necessidade de reforçar a presença de Cristo no pão consagrado.

Uma das manifestações populares são os tapetes coloridos e com desenhos de inspiração religiosa que a população faz nas ruas da cidade. Esta tradição surgiu em Portugal, e veio para o Brasil com a chegada dos colonizadores. Para a confecção dos tapetes são utilizados materiais como serragem colorida, areia, flores, borra de café e outros.

tapete-corpus-01

No Brasil, a tradição de se fazer os tapetes de ruas acontece em inúmeras cidades, geralmente com voluntários que começam os preparativos dias antes da solenidade e varam a noite trabalhando.No entanto, o principal objetivo da data é a solidariedade dos fiéis, que costumam fazer doações que são revertidas para as famílias necessitadas ou obras sociais mantidas pela Igreja. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *