Dia da Saúde e Nutrição, será comemorado amanhã no dia 31 de Março no Brasil, esta data tem como intuito a conscientização da população para que reflitam sobre sua própria saúde e seus hábitos alimentares.

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Para ajudá-los a dar o pontapé inicial nas pequenas mudanças que podemos realizar para nos inserir numa rotina mais saudável, seguem 10 dicas que podem trazer grandes benefícios:

1. Coma com intervalos de 2 a 3 horas ao dia. Esta prática ajuda na aceleração do metabolismo, evitar os ataques de fome, manter os níveis de energia altos, evitar a desnutrição dos músculos e diminuir o armazenamento de gordura. Distribua as refeições de 4 a 6 vezes ao dia, priorizando uma dieta balanceada e fazendo escolhas saudáveis.

2. Mastigue devagar. Dentre os muitos benefícios, os mais importantes estão relacionados à melhor a digestão, à absorção de nutrientes pelo organismo, ao estímulo do centro da saciedade, além da prevenção de doenças e evitar desconfortos gastrointestinais.

3. Beba no mínimo 2 litros de água por dia. A água tem um papel essencial no nosso organismo, ela é utilizada na digestão para absorção e transporte de nutrientes. O consumo adequado traz inúmeros benefícios, como o bom funcionamento da função intestinal, mantém a pele macia e hidratada, diminui a celulite, etc.

4. Durma no mínimo 7h diárias. O sono está relacionado à manutenção e conservação de energia, ao amadurecimento do sistema nervoso central, ao fortalecimento do sistema imunológico, à secreção e liberação de hormônios (muitos relacionados aos que auxiliam na perda de peso), além de outras funções.

5. Consuma açúcar e sal com moderação. O açúcar se transforma em gordura no organismo e o sal causa retenção hídrica.

6. Controle o consumo de massas, pães e farináceos. Os carboidratos simples são absorvidos rapidamente pelo organismo, portanto a sensação de fome novamente também é muito rápida, o consumo em excesso destes alimentos são transformados em gordura que é armazenada pelo corpo. Faça a troca pelos carboidratos complexos, que tem uma absorção mais lenta pelo organismo e promovem a saciedade por um tempo prolongado, além de serem ricos em nutrientes. Exemplos: cereais integrais, leite desnatado, etc.

7. Aumente o consumo de fibras na dieta, principalmente através de verduras e frutas. Elas auxiliam na diminuição do colesterol LDL, dão a sensação de saciedade prolongada e ajudam a função intestinal (importante tomar muita água, senão o efeito pode ser contrário).

8. Controle o consumo de bebidas alcoólicas. Além de ser muito calórica e prejudicar a perda de peso, o consumo do álcool em excesso está ligado a várias doenças, dependência, efeitos colaterais, desidratação e muito mais.

9. Pratique exercícios físicos. Não é preciso ser um atleta para manter a saúde em dia, estudos indicam que caminhar em torno de 30 minutos ao menos 4 vezes por semana, é o suficiente para manter a saúde (não um corpo sarado e aptidão física). Esta prática ajuda a melhorar o sistema cardiorrespiratório e vascular, controle do colesterol e pressão alta, auxilia na perda de peso, etc.

10. Esteja com os exames em dia. Homens e mulheres, especialmente após os 35 anos, devem realizar exames anuais para ter um diagnóstico quanto às funções do organismo, a fim de prevenir e tratar doenças.

Lembrando que estas dicas não eliminam o acompanhamento regular com seus médicos e nutricionistas!

Grandes mudanças começam com pequenas atitudes! Vamos começar?

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