Dividir ao invés de acumular. Esse é o lema da economia colaborativa. No centro da economia colaborativa estão empresas e pessoas que surgiram com a idéia do desapego. Variações do compartilhamento pessoa-para-pessoa (peer-to-peer). Carros, alimentos, moradia, informação, tecnologia, até mesmo roupas e acessórios, entre outras bens.

Esse conceito tem se provado um movimento revolucionário e que vem dando certo. Não só pela economia de dinheiro (ou pelo dinheiro que você ganha) mas pela oportunidade de viver algo novo, pela experiencia.

A cada dia, descobrimos situações com o conceito de economia colaborativa. Um dos pontos mais favoráveis à disseminação da economia colaborativa é ser um modelo vantajoso tanto para quem oferece quanto para quem contrata um serviço. Os intermediários e os custos de uma estrutura formal de comércio, são eliminados.

Você já pensou nisso? Será que você nunca participou dessa corrente?
Quer começar? É fácil, confira algumas opções:

economia-colaborativa-01

Hospedagem – Quem nunca ouviu falar no Airbnb? Nós mesmas já falamos várias vezes aqui. É uma plataforma onde você pode alugar cômodos vagos e imóveis por temporada. A empresa atualmente, tem um valor de mercado superior ao de grandes grupos hoteleiros, como o Hyatt. Só em 2014, os empreendimentos colaborativos movimentaram mais de 110 bilhões de dólares em todo o mundo, segundo a revista Forbes.

Bazares de Trocas e Brechós – Não precisa ir muito longe, cOm certeza no seu bairro tem um brecho. Esses espaços vem ganhando espaço nas grandes cidades. Você consegue boas roupas com preços camaradas! Curitiba, no Paraná é um exemplo que como pode funcionar esse tipo de comercio. Mas se você não tem essa opção, você pode organizar um bazar de troca com suas amigas, familiares e vizinhos! Troque o que você não quer mais por uma peça que sua amiga já enjoou 😉

Carona Compartilhada – Ter um carro hoje não é fácil. Gasolina, Custo de Manutenção, Estacionamento, Etc. Que tal alugar um carro apenas quando precisar? Ou melhor, pegar uma carona com alguem? Atualmente existem vários aplicativos ou grupos de caronas.

Escritório compartilhado – Trabalhar cada dia em um lugar novo, conhecer pessoas novas, trocar informação de marcado. É essa a tendencia no mundo corporativo, os coworkings tambem estão ganhando espaço e se alastrando nas capitais.

Colocar na ponta do lápis o tamanho da economia que pode ser feita com o compartilhamento pode ser um bom incentivo para começar. Então, vamos lá 😉

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *