A febre que inundou inúmeras academias e incentivou a abertura de várias especializadas nesta modalidade. Mas afinal, o que é o CrossFit?

elis-01

O CrossFit é inspirado em treinamentos de força utilizados pelo exército americano, academias de polícia, força tática, atletas, etc. Tem como objetivo melhorar a resistência cardiorrespiratória e muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão. Não há restrição de idade nem de nível físico.

Os treinos duram em média de 50 a 60 minutos por dia, realizados em espaços livres onde todos os alunos realizam o mesmo número de séries e de repetições de exercícios, que devem ser realizados de forma rápida para que a carga intensifique mais a definição muscular.

Os exercícios são realizados com o auxílio de acessórios para musculação, como pesos, barras, bicicleta, cordas, elásticos e outros. Todo treino deve ser acompanhado por um instrutor habilitado.

Todas as academias do mundo que utilizam a marca Crossfit, realizam os mesmos treinos diariamente. Os treinos são baseados em três modalidades: Levantamento de peso olímpico (controle de cargas externas), Ginástica Olímpica (movimentos com o peso corporal) e Atletismo (condicionamento metabólico).

Conversei com meu amigo do trabalho, Luiz Clemente, que pratica o CrossFit. Segue um trecho de seu depoimento quanto à modalidade:

“Comecei o CrossFit em Novembro/14 na Crossfit 79, antes disso participei de uma preparação, o fasttrack, lá mesmo no Box (modo como chamam a academia focada em Cross). Basicamente são 12 aulas preparatórias onde são trabalhados alguns pontos, como técnicas básicas e condicionamento físico para ingresso no CrossFit. Até o  momento perdi 12kg e tenho sentido no dia a dia a evolução dos meus resultados, tanto na capacidade de realizar exercícios mais complexos, como no próprio desempenho durante os WOD (Workout of the Day – treino do dia).

Além disso no final de Janeiro/15 entrei para o programa Entrando nos Eixos, promovido pelo blog da Seconds Eventos, empresa que sou sócio. Eu e o Leonardo Ramos competimos saudavelmente em busca do peso ideal. Semanalmente são postados nossos resultados, bem como curiosidades sobre nosso cotidiano rumo ao corpinho esbelto..rs!”.

Conheça a Seconds Eventos, essa competição mais que saudável e acompanhe os treinos e a evolução do Luiz através do Entrando nos Eixos: www.secondseventos.com.br
Nunca inicie alguma nova modalidade de exercícios, sem consultar profissionais especializados no assunto, além de estar com seu check up em dia!
Gostou? Procure uma academia especializada na modalidade e faça uma aula experimental!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *