Você conhece uma escola construtivista? 

O tema está em alta. Talvez porque estou cheia de amigas com bb recém-nascidos. Então, mas do que natural, assuntos como esses. 😉

escola-construtivista-01

No construtivismo, o saber não é passado do docente ao aluno: o estudante é que constrói o conhecimento, por meio da formulação de hipóteses e da resolução de problemas. O objetivo do construtivismo é que o aluno adquira autonomia. As disciplinas são trabalhadas em uma relação mais próxima com os alunos e envolve diversos elementos, como música e dramatização. As séries são organizadas em ciclos.

Na linha construtivista foi idealizada para que não houvesse provas, uma vez que o aluno deve construir o conhecimento ao longo das aulas. As escolas, no entanto, podem adaptar esse conceito em suas avaliações.

Apesar de estar muito em alta no Brasil e em muitos países ocidentais, há também muitas controvérsias quanto à aplicabilidade do construtivismo em nossa realidade. Em um mercado cada vez mais competitivo, a exigência é maior, então a pergunta dos estudiosos: O que serão dessas crianças no futuro?

Eu conheci uma pessoa que estudou nessa método e quando precisou encarar o mundão…o cursinho, a universidade, etc…sentiu muita, muita dificuldade em lidar com esses ambientes. Sentiu dificuldade com as provas, com a maneira “industrial” dos professores e até mesmo de relacionamento.

Por outro lado, durante o período que ele esteve na escola, foram momentos muito prazerosos pra ele. Existia uma humanização no ensino, um respeito ao ser humano.

Então, a pergunta: O que você pensa sobre esse assunto? Você é a favor ou contra esse método de ensino?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *