festa-junina-lis-amisO balão vai subindo, vai caindo a garoa.
O céu é tão lindo e a noite é tão boa.
São João, São João!
Acende a fogueira no meu coração.

É nesse ritmo que começamos o mês de junho, nós já entramos no clima de festa junina e você?!

De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses mas com grande influência cultural dos chineses, espanhóis e franceses. Com o tempo, essas festas ganharam adaptações brasileiras (como a quadrilha) e hoje é uma festa admirada pelo mundo inteiro!

Para aproveitar o mês de junho, que tal fazer uma festa para os amigos com esse tema? Se você faz aniversário em junho, é uma ótima ideia adotar a festa junina como tema da festa. Se você não faz aniversário, não tem problema, é sempre bom ter uma desculpa para reunir os amigos, não é mesmo? Por isso, vamos dar algumas dicas para deixar sua festa com a cara de São João.

PRIMEIRO PASSO
Definir o local: Um local aberto é sempre mais gostoso para uma festa junina, é possível fazer uma figueira e reunir os amigos em volta para um bate papo a luz do fogo.

Fazer o convite: Fazer um convite no clima do São João já mostra aos convidados o clima da festa. Textos divertidos são mais atraentes e despertam curiosidade dos convidados. Abuse da criatividade!

conviteCARDÁPIO

A Culinária típica das festas juninas consiste dos pratos feitos para as festas de veneração a São João, Santo Antônio e São Pedro e, como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos pratos são feitos com esse ingrediente. Em festa junina não pode faltar pipoca e milho verde, para os doces canjica, arroz doce, pé de moleque, paçoca e cocada. Para beber um belo quentão e vinho quente. Para incrementar podemos colocar broas, tortas e tigelinhas com cuzcuz.

Nesse aspecto não podemos esquecer da apresentação. Um prato por mais simples que seja, bem apresentado, sempre faz sucesso!decoração-festa-junina-1

comida-festa-junina-1

DECORAÇÃO

Alegria é a palavra chave para sua decoração. Toalhas floridas, bandeirinhas coloridas e criatividade são fundamentais para deixar sua festa cheia de charme.

1. Jutas, Chitas ou papel colorido são opções de toalha para mesas.
2. Papel crepom é uma ótima opção para decoração, como toalha ou como enfeites, a opção é super barata!
3. Bandeirinhas e Baloes pendurados pelo teto fazem o clima de arraial.
4. A culinária pode fazer parte da decoração, maças do amor ficam lindas na decoração!
5. Espalhe santinhos pela casa, afinal a festa é uma homenagem aos santos.
6. Outros elementos típicos, como chapéu de caipira e espantalhos, são opções para decoração.
7. Vidros, velas e fitas são opções de detalhes que ficam lindos.

decoracao-festa-junina-04 decoração-festa-junina-2

DIVERSÃO
São muitas as brincadeiras para uma festa junina. Se você tem espaço grande e aberto, a opção é uma bela quadrilha, cabo de força, pescaria, derruba latas, jogo das argolas, corrida do ovo na colher, corrida no saco, entre outros.

Se a festa é no apartamento, explore brincadeiras que não precise de muito espaço, como: Correio elegante, dança da laranja, caça ao tesouro, concurso de piadas, entre outros.

Não esqueça de separar um repertório musical 😉

PARA FINALIZAR
Distribua no final da festa lembrancinhas típicas, assim todos irão guardar e lembrar desse grande dia. Medalhinhas dos Santos, Chapéus, Saquinhos coloridos de tecidos são ótimas opções.

lembrancinhas-festa-junina


Enfim, agora você não tem mais motivos para não fazer uma festa junina 😉

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Compartilhe:

One Comment

  1. Thamires
    Posted 3 de junho de 2013 at 12:55 | Permalink

    Adoro Festa Junina!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *