Clima mais frio, temperaturas caindo, inverno chegando e a gripe também!

Resolvi postar sobre gripe, porque estou com uma horrenda, mesmo tendo tomado a vacina há pouco tempo! A Campanha Nacional de Vacinação se encerrou em 22 de Maio, em alguns Estados em 05 de Junho. No sistema público, a vacina é distribuída para um grupo específico, porém é possível toma-la em clínicas particulares particulares.

O que é a gripe?

É uma doença respiratória causada pelo vírus influenza e os sintomas são:  febre acima de 38°, dores de cabeça e no corpo, mal estar e fraqueza. Outros sintomas possíveis são tosse, inicialmente seca, dor de garganta e coriza.

Os sintomas podem se estender até aproximadamente uma semana e seu estágio mais grave é a pneumonia. Há outros tipos de gripe como a suína e a aviária, ambas requerem mais cuidados.

A gripe é tratada geralmente com analgésicos, antitérmicos, repouso e hidratação. Temos costume de nos auto medicar, mas é importante procurar um médico para tomarmos os medicamentos corretos para não nos prejudicarmos e não deixarmos o quadro evoluir. Alguns casos de gripe e pneumonia podem levar a óbito.

O resfriado tem semelhanças com gripe, porém tem causas e tratamento diferentes, a figura abaixo ajuda a diferenciar. Mas na dúvida: médico!

380167_387472524656744_572621970_n

Prevenção e Cuidados

Reforçando a figura acima:

1. A vacinação é a melhor forma de se prevenir, ela tem 90% de eficácia em pessoas saudáveis;

2. A higiene é bastante importante, como manter as mãos sempre limpas lavando-as com água e sabão. Use também o álcool em gel;

3. Evite lugares muito cheios e contato com pessoas contaminadas (cuidado ao compartilhar talheres e copos);

4. Sempre cubra a boca ao tossir e nariz ao espirrar, principalmente se estiver infectado;

5. Melhore os ambientes arejados;

6. Mantenha hábitos saudáveis: coma bem, durma bem e faça exercícios.

Espero que a minha gripe passe logo e que neste inverno vocês passem ilesos! Amém…rs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *