Hoje vou trazer um assunto não muito agradável, porém MUITO comum! Prisão de ventre, intestino preso ou constipação é um dos problemas bem frequentes entre as mulheres. Pode ter N causas, entre as mais comuns estão: a má alimentação, associados ao grande consumo de alimentos industrializados e proteína animal, ao sedentarismo e às doenças emocionais – estresse, ansiedade, depressão e afins.

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O número de evacuações reduzidos durante a semana e ao grande esforço despendido podem também ocasionar outras doenças gastrointestinais, hemorroidas, entre outras. Fora a sensação de inchaço, alterações de peso e humor, dores abdominais, etc.

Algumas simples mudanças na rotina diária podem resolver o problema, como a inclusão de fibras na alimentação, a ingestão de água (dica: fibra sem muita água, faz o trabalho inverso, acaba prendendo mais o intestino) e a prática de exercícios físicos. Alguns casos mais graves, podem ser tratados através de medicamentos e até cirurgia!

Além das dicas acima, seguem mais algumas para evitar chegar ao extremo da situação e ajudar no funcionamento regular do intestino:

habitos

1. Muitas pessoas ficam inibidas em utilizar banheiros fora de seu ambiente caseiro. O hábito de inibir a vontade de evacuar, causa o acúmulo de fezes e a consequente dificuldade de eliminação posterior. Com vergonha ou não, sempre que tiver vontade, vá ao banheiro!

2. Consuma fibras, através de cereais, verduras, alimentos integrais e frutas (como mamão, ameixa seca, laranja com bagaço e pitaya).

3. Consuma no mínimo 2 litros de água diariamente. A água hidrata as fezes e auxilia o transito das mesmas através do intestino.

4. Utilize alimentos probióticos, eles possuem bactérias benéficas que auxiliam o funcionamento do intestino, como iogurtes desnatados e leite fermentado.

5. Pratique exercícios físicos, a prática regular estimula o peristaltismo, que é movimento que empurra os alimentos ao longo do tubo digestivo.

6. Evite tomar laxantes, com o tempo o organismo se acostuma aos medicamentos e passam a não ter mais efeitos.

7. Alguns alimentos são constipantes, como o café, refrigerantes, carne vermelha, farinha branca, açúcar, gordura, etc. Consuma com moderação.

8. Consuma – com moderação – as gorduras boas, como o azeite de oliva e as oleoginosas (castanhas, nozes e amêndoas).

9. Mastigue bem, os alimentos são melhores digeridos e também eliminados pelo organismo.

10. Procure ajuda para as doenças emocionais, problemas como o estresse e a ansiedade diminuem do fluxo sanguíneo em órgãos vitais do corpo, inclusive o intestino.

No meu caso, além de seguir quase 100% das dicas acima, utilizo de algumas “técnicas” para me ajudar com o assunto. As receitas detox, por possuírem ações antioxidantes e utilizarem de verduras em sua composição (como couve), me ajudam no funcionamento do intestino, já postei algumas receitas aqui! Em jejum, tenho tomado uma farinha feita de cereais e frutas com água que também podem ser misturadas no iogurte/vitamina. Antes de dormir, consumo em torno de 3 ameixas secas.

E vocês, tem alguma dica? Ajudem as amigas aqui! rs

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