Nas férias nós abusamos dos carboidratos, doces, cerveja e tudo que temos direito! Agora é hora de voltar as rotinas e se preocupar com a alimentação. Vamos falar sobre o glúten.

Você já deve em algum momento ter ouvido por ai que glúten não faz bem para saúde, ou que devemos evitá-lo. Certo?

Pois bem, o glúten é uma proteína complexa de difícil digestão, portanto é comum encontrar pessoas com graus diferenciados de intolerância, ou seja, com dificuldade para digerir esta proteína e o resultado que esta má digestão irá causar a saúde. Ela acarreta em diversos sintomas , como: obesidade, problemas de pele, candidíase, constipação intestinal, dermatites, acne, celulite, entre outros. Os sintomas surgem em consequência a um quadro inflamatório que é gerado a partir da substancia má digerida no intestino respondendo de diferentes formas de acordo com o perfil genético de cada organismo.

Problemas relacionados ao consumo de glúten

  • Intolerância alimentar: o glúten é uma cola que adere as paredes intestinais e vai bloqueando o funcionamento do intestino. Os primeiros sintomas são intolerância alimentar, desconforto abdominal, gases e retenção de líquidos.
  • Obesidade: Com o metabolismo lento não se processa devidamente os alimentos tendo como conseqüência o acúmulo de gordura abdominal.
  • Baixa imunidade: afeta o sistema imunológico favorecendo doenças auto-imunes.
  • Intoxicação e enxaqueca: o metabolismo estagnado dificulta a eliminação das toxinas levando o risco de doenças como dores de cabeça e enxaquecas.
  • Açúcar: Como o glúten é aliado do açúcar, sequestrador do cálcio, aumentam os riscos de osteoporose, cáries, ranger de dentes, insônia, hipertensão e colesterol alto.

O glúten está presente no trigo, aveia, centeio e cevada e todos os seus derivados. Ou seja, em quase tudo =/

Ao evitar o glúten proporcionamos uma melhora geral no funcionamento do corpo, os nutrientes que antes encontravam a barreira inflamatória causada pelo excesso de glúten no intestino passam a ser melhor absorvidos e as funções ficam mais completas. Por isso observamos melhora no intestino, na pele, na energia e até o emagrecimento passa a acontecer mais facilmente em quem está buscando por ele.

A dieta sem glúten é moda nas academias pois o emagrecimento e a redução de gordura na área abdominal é comprovada. 

Vamos passar algumas receitas sem glúten, deliciosas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *