Eu sou uma, a Milena é outra…e tantas outras pessoas são filhos do carnaval! Por isso, temos um número grande de aniversariantes em novembro…rs

Então, o papo hoje é sobre a Natalidade no Brasil.

filhos-carnaval-01

O Brasil ocupa o quinto lugar em número de população, ficando atrás da China, Índia, Estados Unidos e Indonésia. O número de habitantes do Brasil é resultado de um acelerado processo de crescimento natural ou vegetativo que ocorreu a partir do século XIX e foi incrementado no transcorrer do século XX, resultado dos elevados índices de natalidade e da imigração que ocorreu no país.

Com a nova realidade urbana da população, algumas mudanças de ordem social, econômica e cultural aconteceram, essas resultaram na queda do número de filhos por família. Além desses, outros fatores também contribuíram para a queda do crescimento populacional do país, entre eles estão:

• Redução do trabalho familiar no campo e aumento do custo na cidade: essa era uma prática comum no meio rural, consistia em ter muitos filhos para exercer atividades nas propriedades rurais, assim a família não precisava pagar um trabalhador assalariado. Com a urbanização essa característica foi sendo substituída, pois a vida nas cidades exigia maiores gastos e portanto, menos filhos.

• Queda no número de casamento precoce: a realidade rural promovia o casamento entre pessoas muito jovens, já nos centros urbanos as pessoas contraem matrimônio com idades mais elevadas e com isso, tendem a ter menos filhos. Antigamente era comum uma mulher ter filhos aos 19 anos. Hoje é comum ter filho aos 39 anos.

• A mulher profissional: hoje as mulheres não ocupam exclusivamente uma posição de donas do lar. A mulher começou a contribuir com o mercado de trabalho e ajudar no orçamento familiar. Com isso, o número de filhos diminui.

• Métodos anticoncepcionais: nas cidades existe maior circulação de informações, facilitada pelos meios de comunicação e pelos próprios médicos, nesse contexto surgiram procedimentos que impediam a gestação, algo que não ocorria em áreas rurais.

Esse último item é muito importante para esses próximos dias! Use preservativo no Carnaval! 

(Fonte: Mundo Educação)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *