paraty-turismo-01

Pensa em uma cidade colonial! Paraty é considerada Patrimônio Histórico Nacional, preserva até hoje os seus inúmeros encantos naturais e arquitetônicos. Passear pelo Centro Histórico de Paraty é como entrar em uma novela! As ruas são de pedras, as construções de casarões e igrejas refletem a história.

Caminho do Ouro: Estrada construída pelos escravos entre os séculos XVII e XIX, a partir de trilhas dos índios guaianazes, a Estrada Real, Caminho do Ouro em Paraty, está bastante preservado e se encontra envolto pela exuberância da Mata Atlântica do Parque Nacional da Serra da Bocaina.

Ponto de passagem obrigatório, nos séculos XVII e XVIII, o caminho ligava Minas Gerais a Rio de Janeiro e São Paulo. No chamado “Ciclo do Ouro”, Paraty exercia a função de Entreposto Comercial e também por sua posição geográfica, porto escoadouro da produção de ouro de Minas para Portugal. Foi uma das mais importantes cidades portuárias do século XVIII.

É na estrada do ouro que concentram diversas cachoeiras, ateliers, alambiques, comidinha caseira e muito mais. A visita é imperdível!

As praias no Centro de Paraty não são atrativas aos turistas, mas a região de Paraty têm parias incríveis! Com mar verde esmeralda, areia branca, vegetação e paisagens exuberantes! Se você está de carro e gosta de sossego, vale conhecer as praias da região: Cachadaço ou Trindade (Trindade), Meio ou Codó (Trindade), Fora ou Ranchos (Trindade), Cepilho (Trindade), Brava (Trindade), Laranjeiras, Sono, Antigos, Ponta Negra, Martim de Sá, Joatinga, Pouso da Cajaiba, Ilha Pelado Grande, entre outras! Veja a descrição e distancia de cada praia, aqui.

Uma outra opção é pegar um passeio de barco/escuna, com capacidade para até 150 pessoas, os passeios duram em média cinco horas, saem do cais aprox. 10:00h e fazem de três a quatro paradas em ilhas e praias. A outra maneira de fazer um passeio de barco é alugar uma embarcação exclusiva para você. As baleeiras (espécie de embarcação que antigamente eram usadas para pesca e atualmente foram adaptadas para o turismo) são a mais procuradas para esse fim, pois são baratas e podem levar até dez pessoas pelo mesmo preço (a desvantagem é que são lentas e barulhentas). Outras opções de aluguel de barco são as lanchas e os veleiros. No aluguel desses barcos está incluso o marinheiro/piloto que poderá dar dicas de lugares.

Toda vez que vamos para Paraty, a opção é ficar no centrinho histórico para aproveitar aquele clima bucólico, mas no site de Turismo de Paraty tem várias opções para você escolher, confira aqui.

Conhecer Paraty é muito mais que um passeio gostoso! É conhecer um pouco da história do nosso pais…vivenciar a cultura dos primeiros habitantes e respirar cultura….

Se você vai de carro, estique a viagem até o Saco do Mamanguá ou conheça as ilhas de Angra dos Reis!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *