No próximo final de semana, comemora-se o Dia do Perdão. Pode parecer bobagem e, apenas mais uma data no calendário. Mas afinal de contas, você já ficou um tempo sem falar com alguém? Teve dificuldade de perdoar uma atitude?

Nos dias de hoje, vejo o quanto nós somos rancorosos, e se você leu e tirou o cavalinho da chuva! Pare e reflita. 

A cada dia vejo mais casais se separando, irmãos perdendo contato um com outro, amigos de infância se distanciando…tudo por dificuldade de perdoar.

perdao-01

O que é o perdão? O perdão é o ato de se desprender do ressentimento. Vem do coração, é sincero, generoso e não fere o amor próprio do ofensor. Não impõe condições humilhantes, tampouco é motivado por orgulho ou ostentação.

Entenda o que está envolvido em perdoar. Perdoar nem sempre quer dizer que você precisa esquecer ou minimizar o erro. Mas sim, entender o que aconteceu, se colocar no lugar do outro e muitas vezes, apenas aguardar a magoa passar.

Se for necessário, converse sobre o problema. Explique calmamente o que ofendeu você e por que ficou magoado. Não faça acusações nem conclua que o que aconteceu foi de propósito. Isso só vai deixar a outra pessoa na defensiva. Simplesmente diga como as ações dela afetaram você.

Pense nas consequências de não perdoar. Alguns especialistas dizem que guardar ressentimento aumenta o risco de problemas físicos e emocionais, incluindo depressão e pressão alta. Isso sem contar o dano que causa ( ficar sem falar com aquela pessoa que tanto te ama, por exemplo).

perdoar-01

Sei que as vezes, não é tão fácil assim.

Eu mesma, escorpiana de carteirinha tenho muita, muita dificuldade em perdoar. Mas sempre faço esse exercício. Vale a pena!

Achei duas frases que podem ajudar também:

Quando você se concentra nos defeitos da pessoa é muito fácil esquecer todas as qualidades que ela tem. Lembre-se: ninguém é perfeito — nem mesmo você.

O problema é tão sério assim? Preciso insistir num pedido de desculpas ou posso simplesmente deixar para lá e perdoar?

Enfim, aproveite esse post para refletir! Peça desculpas para alguém que você acha importante. Perdoe quem você quer por perto.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *