No dia 14 de Março é comemorado o Dia Nacional dos Animais! Aproveitando a data, resolvi fazer um post especial sobre os bichinhos (queridos)!

post-pet-02

O Brasil possui a segunda maior população de animais domésticos do mundo! Eles, os nossos mascotes de estimação, enchem nossas vidas de alegria e descontração! Quem tem (ou já teve) um, sabe! Não é mesmo? :)

Especialmente os cachorros, são tããooo fofinhos! Quem não gosta de chegar em casa e se deparar com seus pulos de alegria, lambidas e muito carinho?! Seu cãozinho passa o dia esperando o momento de te ver novamente. Para ele, você é TUDO que ele tem! – Vejam um exemplo disso nesse comercial que ficou super famoso essa semana:

Lindo, né? Então, na próxima vez que voltar para casa, pense e o receba com mais carinho! E isso vale para todas as espécies de animais! Eu mesma, tenho uma tartaruguinha aquática (liinda) em casa! 😛

Além de muuuuito carinho, para seu animalzinho viver ainda melhor dentro de casa e para garantir a saúde dele (e a sua), são necessários alguns cuidados básicos:

Alimentação: deixe seu animal bem alimentado! Forneça alimentos apropriados, de acordo com a espécie e a idade do animal. Os adultos devem ser alimentados duas vezes ao dia, e os filhotes de quatro a seis vezes ao dia. Mantenha sempre a água limpa e fresca à disposição. Recolha os restos de alimentos do comedouro do animal, evitando, assim a proliferação de outros bichos, de bactérias ou fungos. É errado dar comida de gente para os animais, pois pode prejudicar a saúde deles.

Higiene: o cão deve ter abrigo confortável, protegido do sol, da chuva e do vento. Para evitar algumas doenças, recomenda-se um banho por mês. Deve-se usar sabão neutro ou xampu para animais, evitar molhar os olhos e as orelhas e secar bem o animal. Evite dar banho em dias frios ou locais onde haja forte corrente de ar, pois podem pegar pneumonia. Já os felinos são animais muito limpos e não precisam tomar banho frequentemente. O ambiente onde os animais vivem devem ser limpos diariamente, para não acumular restos de comida ou fezes, que acabam tornando o local propício para proliferação de microrganismos e causar doenças tanto nos animais como nas pessoas.

Cuidados Médicos: seu amigo também precisa ir ao médico. Ao desmamar, ele deve visitar o veterinário para desverminar e receber as vacinas. A maioria dos animais precisa de vacinação e para saber qual aplicar em seu bichinho o melhor é consultar um veterinário. As vacinas evitam o contágio de doenças que podem reduzir o tempo de vida dos animais.

Passeios: todo animal que vive em apartamento/casa precisam sair para um passeio pelo menos uma vez por dia. No caso dos cães, além de ser um exercício é a hora que têm para fazer suas necessidades. Durante o passeio, utilize sempre coleira e guia. É segurança para o animal e para as pessoas. E lembre-se: todo proprietário deve recolher as fezes de seu animal nas ruas, nas calçadas e nos parques. É uma atitude de cidadania e obrigatória por lei.

Depois dessas dicas, separei alguns objetos fofos para seus pets que poderão complementar esse cuidado todo! Vejam:

objetos-pets
E que esse dia seja para refletirmos sobre nossas atitudes em favor da vida dos todos os animais!

“Chegará o dia em que os homens conhecerão o íntimo dos animais e, neste dia, um crime contra um animal será considerado um crime contra a humanidade”. – Leonardo da Vinci

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *