Acredito que o hábito mais difícil de seguir quando estamos solteiros ou quando moramos sozinhos é o de cozinhar. Mas eu estou falando de cozinhar algo gostoso e “digno”, e não de preparar aquele miojo com nuggets 😛 … Sei que na hora da preguiça e da fome vale qualquer coisa! E sei que é um grande desafio cozinhar para si mesmo quando se mora sozinho, não é? Só de pensar em preparar uma refeição para apenas uma pessoa, depois ter que lavar toda a louça e ainda comer sem companhia, já bate um desânimo!

Mas existe salvação para aqueles que dependem da comida congelada e do delivery! Separei algumas receitinhas para mostrar que esse sentimento não precisa ser verdade e para espantar a preguiça! São duas receitas super práticas que usam poucos utensílios e ficam prontas em poucos minutos. A ideia é preparar uma refeição inteira, só pra você, em uma única panela! Isso mesmo, é para ser rápido, prático, gostoso e sem bagunça na cozinha! Anota aí:

Penne ao Tomate e Azeitona:

Ingredientes
1 xícara (chá) de penne (ou outra massa curta de grano duro)
1 1/2 xícara (chá) de água
1/2 cebola
1 alho
1 colher (sopa) de extrato de tomate
1/2 colher (sopa) de azeite
1 xícara (chá) de tomate-cereja
5 azeitonas pretas sem caroço
2 ramos de manjericão fresco
1/2 colher (chá) de sal
pimenta-do-reino moída na hora a gosto
queijo parmesão ralado a gosto

Modo de Preparo
1. Descasque e pique fino a cebola e o alho; lave e corte os tomates-cereja ao meio; corte as azeitonas em quatro partes no sentido do comprimento.
2. Leve ao fogo médio, na menor boca do fogão, uma panela pequena de 16 cm de diâmetro. Regue com o azeite, junte a cebola, o sal e refogue por 3 minutos, mexendo bem, até dourar. Adicione o alho e refogue por mais 1 minuto.
3. Junte o extrato de tomate e misture bem. Em seguida, regue com a água e mexa bem, raspando o fundo da panela.
4. Assim que o fundo estiver “limpo”, coloque o macarrão, os tomates, as azeitonas e as folhas de manjericão. Tempere com a pimenta-do-reino a gosto. Misture e, quando começar a ferver, deixe cozinhar por 5 minutos.
5. Após os 5 minutos iniciais, tampe a panela e deixe cozinhar por mais 10 minutos. Sirva a seguir com parmesão ralado e, se quiser, mais folhas de manjericão.

Macarrão Primavera:

Ingredientes
1 xícara (chá) de farfalle (ou outra massa curta de grano duro)
1 1/2 xícara (chá) de água
1/2 colher (sopa) de azeite
1/2 abobrinha
1/4 xícara (chá) de ervilhas frescas (ou congeladas)
1/4 de pimentão amarelo médio
1/2 colher (chá) de sal
1/4 xícara (chá) de queijo parmesão ralado mais 1 colher (sopa) para servir
2 ramos de salsinha fresca
pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de Preparo
1. Lave e seque a abobrinha, o pimentão e a salsinha. Numa tábua, corte a abobrinha ao meio, no sentido do comprimento, e fatie cada metade em meias luas finas. Corte o pimentão em cubinhos.
2. Numa panela pequena, misture o macarrão, a abobrinha, o pimentão, a ervilha, o azeite, o sal, a pimenta-do-reino e a água.
3. Leve ao fogo médio e, quando ferver, deixe cozinhar por 10 minutos, mexendo de vez em quando.
4. Desligue o fogo, junte o queijo parmesão ralado e misture bem. Transfira para um prato e finalize com as folhas de salsinha. Sirva a seguir com queijo parmesão ralado.

foto-blog

Que macarrão instantâneo que nada! Prepare comida de verdade! :] … Gostaram? Tentem em casa e me contem a experiência.

(Receitas: Rita Lobo)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *