Hoje o post é especial para quem quer aproveitar a natureza e sair da selva de pedra sem precisar ir muito longe! Uns amigos se empolgaram para fazer trilhas e hoje trago dicas de duas opções que eu já fui e que ficam na cidade de São Paulo. Bora fazer exercício… 😀

TRILHA Do pai zé

A trilha fica no Parque Estadual do Jaraguá, na Zona Oeste de São Paulo (Anota aí: Rua Antonio Cardoso Nogueira, nº 539). A principal atração do parque são os mirantes e para chegar lá podemos ir pela trilha ou subir pela estrada. A trilha é auto guiada e, depois de terminar, precisamos subir alguns muitos degraus para chegar nos mirantes e ver a cidade lá do alto. A vista é bem bonita, mas escolha um dia de sol!

A Trilha do Pai Zé tem 4km e o site do Trilhas de São Paulo indica que é de nível difícil – e eu achei, mesmo! Apesar de ser curta, tem subidas bastante íngremes! Na verdade, praticamente a trilha toda é subindo. Na primeira parte, a vegetação é de Mata Atlântica e tem muitas árvores, mas mais pro final muda bastante para uma vegetação aberta, com árvores baixas características do Cerrado. Eu curti a trilha, mas achei bastante cansativa… se preferir só ir aos mirantes, vá de carro.

Vista do Pico do Jaraguá

Vista do Pico do Jaraguá

Trilha da Cachoeira

A trilha fica no Parque Estadual da Cantareira, no núcleo Engordador. O parque fica na Zona Norte de São Paulo e é bem grande: são 7.900 hectares formados por remanescentes de mata atlântica. Ele é dividido em núcleos, com atrações diversas e cada um tem seu endereço de entrada e portaria. O Núcleo Engordador fica na Av. Cel. Sezefredo Fagundes, 19.100. Há placas pelo caminho, mas prestem atenção no nome do núcleo para não errar a portaria.

A Trilha da Cachoeira é circular, tem três quilômetros e é auto guiada. O site do Trilhas de São Paulo diz que o nível de dificuldade é médio, mas achei o percurso bem tranquilo! Indico até para quem não está acostumado a essas ecoaventuras. 😀 Como o nome indica, há cachoeiras na trilha! Na verdade, são 3: a Cachoeira do Tombo, a Cachoeira do Engordador e a Cachoeira do Véu. Não esperem uma suuuper cachoeira! As quedas d’água são pequenas, mas da pra aproveitar e tomar banho. É um passeio bem tranquilo e gostoso de se fazer!

Trilha Cachoeira - Parque da Cantareira

Trilha da Cachoeira – Parque da Cantareira

E aí, curtiram? O site Trilhas de São Paulo traz muitas opções de trilhas bacanas! Quando eu fizer outra, venho contar para vocês! =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *