Um assunto importante e preocupante. Hoje vou compartilhar com vocês informações sobre Violência contra a Mulher.

violencia-contra-mulher-01

A Central de Atendimento à Mulher atingiu 532.711 registros em 2013, totalizando quase 3,6 milhões de ligações desde que o serviço foi criado em 2005. Em 81% dos casos, pessoas que têm ou tiveram vínculo afetivo com as vítimas. Os registros indicam também que a violência física representa 54% dos casos relatados e a psicológica, 30%. No ano, houve 620 denúncias de cárcere privado e 340 de tráfico de pessoas. Foram registradas ainda 1.151 denúncias de violência sexual em 2013, o que corresponde à média de três ligações por dia sobre o tema.

Pesquisa apoiada pela Campanha Compromisso e Atitude, em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, revela 98% da população brasileira já ouviu falar na Lei Maria da Penha (Cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher) e 70% consideram que a mulher sofre mais violência dentro de casa do que em espaços públicos no Brasil.

Peça ajuda! Denuncie! No Brasil há um número específico para receber esse tipo de denúncia,180, a Central de Atendimento à Mulher. O serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias do ano e a ligação é gratuita. Há atendentes capacitados em questões de gênero, políticas públicas para as mulheres, nas orientações sobre o enfrentamento à violência e, principalmente, na forma de receber a denúncia e acolher as mulheres.

O Medo é um dos motivos que mais levam as mulheres a não denunciarem. Mas esses números estão mudando. Cresceu em 20%, em 2013, a porcentagem de mulheres que denunciou a violência logo no primeiro episódio. Isso é muito importante! Confira abaixo um caso interessante, a mulher estava ao lado de seu agressor e precisava pedir ajuda sem chamar a atenção dele. O que parecia ser um trote era na verdade uma solução engenhosa de uma vítima de violência doméstica para pedir ajuda. Esse caso aconteceu nos EUA.

“- 911, qual é a emergência?
– Rua Maine, 123
– Ok, o que está acontecendo aí?
– Eu gostaria de pedir uma pizza
– A senhora ligou para o serviço de emergência
– Sim, eu sei. Quero uma pizza grande, meia pepperoni, meia cogumelo com pimentão
– Mmmm, desculpe, você sabe que ligou para o 911, certo?
– Sim, você sabe quanto tempo vai demorar?
– Ok, está tudo bem aí? A senhora está em uma emergência?
– Sim, estou
– E não pode falar porque tem alguém ao seu lado?
– Correto. Você sabe quanto tempo vai demorar?
– Tenho um policial há cerca de dois quilômetros da sua casa. Há alguma arma na casa?
– Não, até logo, obrigada”

O policial prendeu o namorado da vítima depois de confirmar que ele estava batendo nela há algum tempo. Se você desconfia, conhece ou se você é vitima da violência contra a mulher, DENUNCIE!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *